segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comunidade rural de Apodi está passando "sede" devido a retirada de uma bomba que abastecia a mesma

Um morador residente na comunidade da Baixa do Tubarão na Chapada do Apodi está revoltado com a atitude do Prefeito Flaviano Monteiro em retirar a bomba e os canos de um poço que abastecia a comunidade. 

O senhor Batista de Alfredo, conversou com Josenias Freitas, blogueiro local, onde afirmou que a atitude do governante foi descabível e que precisa de solução urgente, pois a comunidade está passando por dificuldade em relação ao abastecimento de água. 

“Na campanha o prefeito esteve aqui em minha casa, e disse que poderia procurá-lo quando precisássemos, por isso essa semana vou pessoalmente a prefeitura, saber do prefeito o porquê da retirada da bomba e os canos do nosso poço para outro local, porque isso era nosso que conseguimos com muita luta, e mesmo sendo um analfabeto vou procurar saber dele porque ele permite que estas coisas aconteçam em sua gestão, e qual seria a solução urgente que ele teria para nossa comunidade” desabafou Batista de Alfredo. 

Segundo seu Batista o poço não secou, e mesmo não sendo técnico entende que um poço que ainda tem cerca de 12 m de água, não está seco e que poderia continuar abastecendo a comunidade, mesmo de forma precária. 

A equipe do Blog S.O.S Notícias do RN procurou o Secretário de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente de Apodi, Charton Rego, para falar sobre o caso. 

Segundo Charton, a afirmação de que o poço ainda contém água é mentirosa, pois antes de retirar a bomba foi feito uma avaliação técnica, onde ficou constatado que o poço continha apenas 2 palmos de água. Após a retirada, a bomba foi levada para outra comunidade. 

Como solução, foi disponibilizado carros pipas para o abastecimento dos moradores, mas futuramente, a gestão espera escavar outro poço que atenderá a toda a comunidade.

No entanto, o Secretário estará enviando, ainda hoje, uma equipe ao local para avaliar a situação.

Josemário Alves - Da Redação/Mossoró
*Com informações e Foto de Josenias Freitas
type='text/javascript'/>