segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Democratas do RN está em crise


Um partido em crise. É assim que pode ser definido o Democratas no Rio Grande do Norte. O período que antecede à data-limite (5 de outubro) para as trocas partidárias tem mostrado que a legenda deve se esfacelar em um curto espaço de tempo. 

O noticiário mostra que as lideranças do DEM podem se espalhar em várias agremiações. A crise do DEM começou no alvorecer de 2011, quando alguns aliados foram preteridos na reforma do secretariado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Logo surgiram os rumores de que a ex-prefeita Fafá Rosado (DEM) estava em vias de deixar o DEM. 

A insatisfação aumentou quando o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), foi anunciado como secretário da rica pasta dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O entendimento é o de que ele ocupara uma secretaria importante mesmo sendo de uma cidade bem menor que a de Fafá. De forma implícita isso foi externado pelo deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) à TV Ponta Negra essa semana. Na sexta-feira, ele anunciou que a prefeita estava fora da sigla. 

A crise entre Rosalba e Fafá é antiga. Existe desde 2005, mas a dupla manteve-se unida por conveniência política. Uma crise não esperada é a entre Rosalba e o senador José Agripino, presidente nacional do DEM. Os dois são aliados históricos e sempre mantiveram-se unidos mesmo em circunstâncias críticas. 

No entanto, o assunto veio à tona quando a governadora recusou-se a participar do programa nacional do DEM. Ela tinha recebido um texto elaborado pelos publicitários do partido com duras críticas ao governo Dilma Rousseff (PT). 

A governadora fez questão que o assunto se tornasse conhecido. Antes, ela já dissera que poderia apoiar a presidenta no próximo ano. Em outra frente, o cunhado de Rosalba e deputado federal Betinho Rosado (DEM) tenta buscar sair do DEM com autorização da Justiça Eleitoral. Ele argumenta que é discriminado na legenda comandada pelo senador José Agripino.

Informações: O Mossoroense

type='text/javascript'/>