segunda-feira, 10 de junho de 2013

[Cultura] - Conheça mais sobre o grupo Balakubaco de Apodi


Em meio a tantas drogas, desigualdade e preconceito existente em todo o mundo, grupos buscam na arte e na cultura meios de inibir o ingresso dos jovens na obscuridade da violência. É o caso da Companhia de Art’s Balakubaco, um grupo composto por jovens na cidade de Apodi, região oeste do estado. 

A companhia cedeu uma entrevista exclusiva para o Portal SOS Notícias do RN e a TV Buchada, onde revela tudo sobre o grupo, seus trabalhos sociais e culturais. 


Composto por 50 jovens, o Balakubaco foi criado em 2010 com o intuito de gerenciar a cultura nas mais diversas formas, mobilizando a juventude para uma atividade importante e prazerosa, divulgando o nome da cidade por onde passam. Sua principal arte são os festejos juninos, onde apresentam uma quadrilha estilizada nos mais diversos concursos do país, no entanto, outros projetos de caráter social, são desempenhados pela Companhia, como por exemplo, o Natal sem fome, projeto que arrecada alimentos para serem distribuídos á famílias carentes. 


Fábio Gurgel

A Companhia é mantido por doações de pequenas empresas locais e órgãos municipais, além dos esforços dos próprios componentes. De acordo com Fábio Gurgel, líder do grupo, as doações ainda são poucas, pois o grupo é grande e suas despesas maiores ainda. 

O Balakubaco, desperta na juventude uma autovalorização, desempenhando um trabalho cultural inexistente na cidade desde a criação do grupo. 

A cidade de Apodi, com mais de 40 mil habitantes, possui um déficit enorme com a cultural regional e local, deixando a mercê do mundo do crime, os adolescentes carentes de arte. 

Em conversa com o Secretário de Turismo e Cultura de Apodi, Isaac Newton, procuramos saber o que está sendo feito para fomentar a cultura na cidade, o secretário revelou que circula em meio aos juristas da comarca, uma lei de criação de um Conselho de Cultura, onde viabilizará novos trabalhos culturais e artísticos. 



Quem interessar-se em colaborar com a Companhia de Art’s Balakubaco pode procurar um dos Diretores do grupo, Fábio Gurgel, através dos telefones: (84) 9444-8236 / 9639-0405 ou pelo endereço eletrônico: fabiofashionapodi@hotmail.com

Companhia de Art’s Balakubaco – Colabore você também com esta causa!

Josemário Alves - Da Redação SOS Notícias do RN


Veja a entrevista da TV Buchada com o grupo:

type='text/javascript'/>