terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestantes vão ás ruas cobrar melhorias nos transportes públicos em Mossoró


Na manhã desta terça-feira (18 de Junho), manifestantes saíram ás ruas de Mossoró para protestar contra a má qualidade dos transportes públicos na cidade. O ato durou cerca de três horas com caminhada por diversas ruas, saindo da Praça do Pax e terminando na Câmara Municipal.

O Movimento denominado ‘Pau de Arara’ foi organizado pelas redes sociais e liderados pelo DCE Uern, DCE Ufersa e outras entidades. O mesmo teve seu início ás 8h com concentração no centro de Mossoró. 



De acordo com a comissão de organização, os principais objetivos da manifestação é a redução do valor da passagem, garantia da meia passagem mesmo com a carteira sem créditos, adição de novas linhas e pontos de ônibus e respeito nas rotas e horários. “A gente não quer que o plano de mobilidade seja mudado, a gente quer mais ônibus nas ruas, uma frota que possa atender a todos com qualidade”, disse Rayanne Andrade, presidente do DCE Ufersa. 



Os manifestantes utilizaram para chamar a atenção cartazes, banners, carro de som e megafones. Dessa forma, foram conquistando pessoas e estudantes que passavam pelo local, e rapidamente, formou-se uma multidão que superou mil pessoas, de acordo com a polícia militar. 




Depois de caminhar pela Avenida Augusto Severo e Alberto Maranhão, os manifestantes pararam em frente ao Palácio da Resistência onde clamaram pelo nome da Prefeita Cláudia Regina e cantaram o Hino Nacional.

Grande parte da mídia estadual esteve presente registrando a movimentação, Entre eles estavam a InterTV Cabugi, TV Tropical, TCM, Jornal Gazeta do Oeste, Correio da Tarde, Portal SOS Notícias do RN e Rádio Rural. Alguns vereadores também demonstraram seus apoios ao ‘Pau de Arara’. 



A grande caminhada terminou na Assembleia Legislativa, onde os presidentes do DCE Ufersa e Uern fizeram o uso da tribuna do povo, cobrando ações dos vereadores ali presentes. “A juventude está nas ruas para reivindicar melhorias no transporte público. Queremos que seja revertido o aumento das tarifas em melhorias nos ônibus”, disse Max George, DCE Uern. 


Rayanne Andrade ainda ressaltou que a falácia dos governantes mossoroenses seja posta em prática. “Estamos reivindicando um direito básico. Como Mossoró quer ser a cidade da liberdade, se não temos o direito de ir e vir devido à falta de transporte público? Nós queremos mais que um discurso da prefeitura e da Câmara municipal, nós queremos ações!”, disse a presidente do DCE Ufersa. 


Atendendo ao pedido dos manifestantes, o Presidente da Câmara, Francisco José Júnior e os demais vereadores, se reuniram com a Comissão de Organização do Movimento para debater e criar uma pauta com todos os objetivos do grupo, que será entregue nesta quarta-feira (19) na sessão plenária da câmara.

Por volta das 10:40, os manifestantes esvaziaram a câmara municipal, finalizando o 1º ato do movimento ‘Pau de Arara’.

Segundo os organizadores, o movimento foi um sucesso, mas se os governantes não acatarem aos pedidos que serão postos na pauta, o movimento voltará novamente ás ruas. 




O capitão Rabello da Polícia Militar relatou á imprensa que toda a manifestação foi pacífica, sem qualquer ato de vandalismo. Advogados convidados pela comissão de organização do protesto, acompanhavam os manifestantes para qualquer eventualidade. 

Veja todas as fotos CLICANDO AQUI


Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN


type='text/javascript'/>