quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura de Rafael Fernandes trabalha para melhorar a saúde da cidade



A cidade de Rafael Fernandes foi contemplada com melhorias na área da saúde, que visa ampliar a qualidade do atendimento e melhorar os índices de saúde da cidade.

A primeira delas é a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde o município passa a contar com atendimento de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. O NASF vem para reforçar o atendimento do Programa da Saúde da Família (PSF), e dar apoio às ações realizadas pelo programa, garantindo, desta forma, na própria cidade, o atendimento desses profissionais.

Rafael Fernandes também foi contemplada com a construção de uma nova unidade de saúde. Ela será construída onde hoje funciona o antigo Centro de Saúde. Além da construção, o município vai receber recursos para ampliar os dois postos de saúde da zona rural. Os beneficiados serão o Centro de Saúde da Gangorra e o Posto de Saúde das Maretas.

Prefeito Nicó Jr

O Prefeito de Rafael Fernandes, Nicó Júnior, entusiasmado com essa notícia, destacou que “essas obras vão trazer para a população um ambiente de atendimento com mais conforto e qualidade”. Ele complementou afirmando que, ao todo, serão investidos 800 mil reais.

Essas conquistas fazem parte do programa Requalifica - UBS, que representa uma estratégia, por parte do Ministério da Saúde, para fortalecimento da atenção básica, através da estruturação física de sua rede.

E o trabalho da Prefeitura de Rafael Fernandes não para por ai, segundo o prefeito Nicó Júnior, o município já aderiu ao Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica, Programa de Saúde na Escola, Semana de Saúde na Escola, Projeto Olhar Brasil, Qualificar - SUS e aguarda portaria do ministério da saúde para liberação de recursos destes programas. 

“Todos esses projetos vão trazer recursos para serem investidos em ações ligadas diretamente a população, nas escolas e estruturação da farmácia do município”, explicou a Secretária de Saúde, Desirée Ferreira de Oliveira.

Conasems – Há poucos dias, a Secretária de Saúde de Rafael Fernandes, Desirée Ferreira de Oliveira, esteve em Brasília, para participar do XIX Congresso do Conasems, onde, representando o seu município, participou do lançamento do Programa Mais Médicos do Governo Federal e da mobilização em Defesa do Saúde +10.

Neste evento, foram assinadas as portarias do requalifica – UBS, onde esteve presente a Presidente, Dilma Rousseff, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Assessoria de Comunicação
type='text/javascript'/>