sexta-feira, 12 de julho de 2013

Serviço do SAMU irá chegar neste ano ao Seridó do RN


O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai chegar em breve ao Seridó do Rio Grande do Norte, segundo informou o site do governo do estado na manhã desta sexta-feira (12). As cidades de Santa Cruz, Parelhas, Currais Novos e Macau ganharão Unidades de Suporte Básico, e Caicó receberá também uma base de Suporte Avançado. Com essa expansão, o serviço chega a todas as regiões do Estado, e vários municípios serão beneficiados com a cobertura das novas bases.

De acordo com a nota, na última sexta-feira (05), foi finalizado o treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que devem trabalhar nas novas bases descentralizadas do SAMU no Seridó e em Macau. A expectativa da coordenação é de que até 21 de julho todos os profissionais tenham concluído o processo de capacitação. Após a conclusão dos treinamentos, as novas bases descentralizadas poderão entrar em funcionamento.

Cerca de 90 pessoas fizeram o curso, que durou uma semana, com aulas teóricas e práticas sobre a assistência ao trauma, incluindo técnicas de reanimação e suporte à vida. Todos os alunos foram avaliados de forma contínua ao longo do curso, e no final, realizaram uma prova teórica. 

Os aprovados iniciaram imediatamente um estágio intensivo, com oito plantões de 24 horas, após o qual serão reavaliados. A expectativa da coordenação é de que até 21 de julho todos os profissionais tenham concluído o processo de capacitação, para que as novas bases descentralizadas possam entrar em operação. 

Tribuna do Norte
type='text/javascript'/>