quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pau dos Ferros comemora os 157 anos de emancipação política



A cidade de Pau dos Ferros comemora nesta quarta-feira (04) 157 anos de emancipação política. A antiga vila conseguiu desmembramento da cidade de Portalegre em 04 de setembro de 1856 através de uma lei criada pelo então deputado provincial Benvenuto Fialho. 

Segundo dados históricos, Pau dos Ferros, quando povoado, era ponto de encontro de comerciantes e criadores de gado, devido à área que era privilegiada pelo fácil acesso. Sendo subordinada politicamente pela cidade de Portalegre, o povoado sentiu a necessidade de uma maior autonomia. Foi então que, em 23 de agosto de 1856 o deputado provincial Benvenuto Fialho criou a lei estadual que desmembrava o povoado da cidade de Portalegre, entretanto a lei só foi sancionada em 04 de setembro do corrente ano, onde foi delimitada uma área e concedida o título de vila Pau dos Ferros. 

Esta data é comemorada até os dias atuais como a maior conquista pauferrense. E é por esse motivo que o Portal SOS Notícias do RN vem parabenizar a cidade pelos 157 anos de emancipação política. Hoje, o município de Pau dos Ferros ocupa uma área de 259,959 km² e possui uma população de 28.197 habitantes, de acordo com dados do Censo 2012 do IBGE.


Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN

Veja o vídeo comemorativo criado pelo Portal CCNS:

type='text/javascript'/>