terça-feira, 24 de setembro de 2013

Projeto prevê revitalização da Lagoa do Apodi com águas da barragem



A população apodiense está engajada em um projeto que visa revigorar a lagoa do Apodi através da transposição das águas da Barragem Governador Aluízio Alves, conhecida apenas como barragem de Santa Cruz. A ideia é regularizar o nível da água da lagoa, que a mais de dois anos está abaixo da média. 

Por meio de audiências públicas, a Câmara Legislativa, Poder Executivo e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (STTR), estão discutindo formas de transpor água da barragem para manter o nível médio de capacidade da lagoa. Entretanto, isso só será possível, com a autorização dos órgãos ambientais.

Para o gestor municipal, Flaviano Monteiro, é imprescindível a união de todos para que os órgãos competentes possam autorizar a execução do projeto. “Precisamos da ajuda dos pescadores, agricultores e outras entidades para conseguir, junto aos órgãos ambientais, meios legais para trazer água da barragem e encher a lagoa”, disse ele na audiência acontecida no dia 31 de agosto.

Considerada a mãe da cidade, a lagoa do Apodi é usada para diversas atividades agropecuárias. Com a aprovação projeto, diversos agricultores e pequenos pecuaristas serão beneficiados, além de aumentar a preservação do reservatório.


Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN

2 comentários:

  1. Já está passando da hora de sair do campo das promessas e partir para a prática, ativando o maquinário do município para realização dos trabalhos de desassoreamento (desaterramento) do canal que liga o sítio "Bico torto" margeando a BR 405 até alcançar a ponte, e também desaterrar o canal que dá passagem à água logo após as comportas, no local antigamente conhecido como "Passagem do Carcará", sendo certo que esse processo de desaterramento do canal tem que ser estendido ao leito da lagoa, nos locais onde o solo já está a descoberto, proporcionando, assim, a revitalização da nossa Mãe-Lagoa.

    ResponderExcluir
  2. nao so o rivigoramento da lagoa, que sempre foi orgulho de nós apodienses, mas tambem a domolição do prédio fantasma existente no balneário

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário, ele será rigorosamente avaliado antes de ser publicado.

Não será permitido palavrões e/ou termos que ofendam pessoas públicas.

Obrigado por visitar o Portal SOS Notícias do RN.

type='text/javascript'/>