sábado, 21 de setembro de 2013

Vereador de Apodi, Bráulio Ribeiro, concede entrevista ao Portal


O empresário e vereador do município de Apodi, Bráulio Ribeiro (PMN), concedeu entrevista ao Portal SOS Notícias do RN pela manhã deste sábado (21/09). Bráulio recebeu os repórteres Josemário Alves e Samuel Williams em seu escritório na empresa Água Mineral Cristalina do Oeste, situada nas margens da chapada do Apodi.


Em entrevista, Bráulio foi indagado pelo jovem repórter Samuel, que realizou perguntas mescladas sobre os acontecimentos e fatos políticos ocorrentes em Apodi, entre eles a Uern, o anel viário, emancipação política do distrito de Soledade, extensão dos cursos do IFRN de Apodi, dentre outros.

Confira a entrevista na íntegra:

Portal SOS Notícias do RN: Bom dia, o que vossa excelência tem a dizer sobre a gestão de Flaviano Monteiro?

Bráulio Ribeiro: Bom dia companheiros, a gestão de Flaviano tem muito a melhorar, ela está boa, mais precisa melhorar em alguns aspectos como: saúde, segurança, assistência social, pode melhorar, principalmente na saúde, a população realmente está reclamando muito por parte da saúde.

Portal SOS Notícias do RN: No caso, o senhor acha que ele está atendendo as expectativas?

Bráulio Ribeiro: Ainda não, como havia dito antes, ele realmente precisa melhorar em alguns pontos que ele deixa contento para dizer a que veio, pois, ele pregou uma “coisa”, e não está honrando com aquilo que foi dito nos palanques, pelo menos até agora não.

Portal SOS Notícias do RN: O que o senhor tem a dizer sobre a Uern?

Bráulio Ribeiro: Foi uma luta de todos, não apenas do Profº. Flaviano, mais da Câmara, de todos os vereadores, da sociedade, dos estudantes, um empenho geral, não apenas de uma pessoa, não tem um “pai”, como vejo sempre nas redes sociais o pessoal dizendo: “quem é o Pai da Uern?”, não existe esse “pai”, o “pai” é Apodi, é a sociedade em geral, todo mundo batalhou realmente desde a gestão da Profª. Gorete Silveira. Essa Uern graças a deus foi aprovada, mais é uma batalha que está apenas se iniciando, por que o Consuni aprovou, mais e a construção? Como vai ser? Quem vai bancar? Como iram fazer a manutenção desta Uern? Então, são perguntar que eu irei deixar no ar, mais sou a favor, sou de acordo, quem ganhou foi à população de Apodi, que terá uma faculdade, vai demorar um pouco, mais vai sair, por que o conselho aprovou, então, já é meio caminho andado. Tem uma emenda de 1 milhão e 200 mil para a construção, mais só dá para iniciar mesmo, e o resto? Ao todo são 20 milhões.


Portal SOS Notícias do RN: Em sua opinião, qual seria o mais difícil, a aprovação do Consuni, ou as emendas?

Bráulio Ribeiro: Eu acredito que a aprovação do Consuni seria a mais difícil, as emendas com certeza serão mais fáceis, pois, ano que vem terá eleições, qualquer deputado irá querer colocar uma emenda para que possa aparecer o nome do próprio como um dos “autores”.

Portal SOS Notícias do RN: Qual deputado mais trabalhou ou se destacou em prol da Uern de Apodi?

Bráulio Ribeiro: Eu acredito que não houve nenhum em específico, eu acompanhei de perto, fui duas vezes a Assembléia Legislativa em Natal, caso eu alegasse apenas o nome de 1, eu estaria sendo injusto com os outros, mais o Deputado Gustavo Fernandes participou, Gustavo Carvalho, Kelps Lima, Antônio Jácome foi um defensor ferrenho, estou afirmando pois acompanhei de perto.

Portal SOS Notícias do RN: Então o senhor acha que a Uern sai correto?

Bráulio Ribeiro: Eu acredito que sim, não em curto prazo, e sim em médio prazo.
Portal SOS Notícias do RN: Quais os cursos o senhor considera mais apropriados para a futura Uern de Apodi?

Bráulio Ribeiro: Não apenas pra Apodi, como para a região, acredito que Administração, Ciências Contábeis, Direito, enfim, os tradicionais, pois eles abrangem muitos alunos devido à acessibilidade e o mercado que oferecem.

Portal SOS Notícias do RN: Existe a possibilidade do senhor ser candidato a deputado em 2014?

Bráulio Ribeiro: Surgiram boatos e algumas reivindicações para que eu lançasse meu nome, mais até o momento, eu realmente não tenho uma formação definida sobre esta questão, haverá em outubro uma reunião que definirá os candidatos a deputado pelo meu partido. Até lá não posso afirmar se irei ser candidato.

Portal SOS Notícias do RN: Para o senhor, qual seria o mais viável, a expansão de cursos do IFRN, a implantação de um campus da UERN em Apodi, ou ambos?

Bráulio Ribeiro: Ambos, digamos assim que a Uern tem uma diretriz a ser seguida sendo ela estadual, o IFRN é federal, acredito que Apodi tenha como acomodá-las. O IFRN é mais focado nesta área tecnológica, envolve também química, biologia, dentre outras. A Uern seria para uma área mais administrativa, no caso administração, direito, jornalismo e etc.


Portal SOS Notícias do RN: E sobre a proposta do anel viário que desviaria a BR-405 de Apodi, o que o senhor tem a dizer?

Bráulio Ribeiro: A minha opinião é que este projeto seria de grande importância para Apodi, no sentido que tirariam estas carretas daqui de dentro da cidade, por outro lado, vejo como certo receio caso tirássemos essa BR-405 daqui de dentro, deixaríamos de consumir muitas coisas, pois, os motoristas se hospedam em postos, se alimentam, então, perderíamos um pouco, afinal, com o desvio da BR-405, os motoristas não iram parar em Apodi. Olhando bem, um dos grandes focos de Apodi é a BR-405, quando você se desloca a um posto, é perceptível o grande número de carretas estacionadas nos mesmos, tem gente se alimentado, dormindo, abastecendo, grande parte da economia gira em torno desta BR. Caso este projeto seja executado, os viajantes e caminhoneiros passaram direto de Apodi e seguiram para cidades vizinhas como Pau dos Ferros, dentre outras, ao mesmo tempo será bom e ruim.

Portal SOS Notícias do RN: Um companheiro de cadeira do senhor fez uma declaração um tanto perplexa, o mesmo afirmou que não quer ser citado pela mídia, em circunstâncias de não ser “homem de fuxico”, o que o senhor tem a dizer sobre esta polêmica declaração?

Bráulio Ribeiro: É uma questão individual, estava presente no dia e escutei mais isto parte de cada um, ele tem a visão dele, ele pensa daquela maneira, eu sou um “livro aberto”, como aqui estou dando entrevista para vocês, quando um tem seu jeito de como ver as ‘coisas’, se alguém falou mal ou bem dele, eu não sei, creio que ele teve seus motivos. Caso falem bem ou mal de mim, eu também terei meus motivos para isso, ele deve ter falado por ele, não pela Câmara, talvez o motivo desta declaração seja o motivo dele não aparecer tanto na mídia, por que talvez não faça por onde. No meu ponto de vista, ele foi infeliz em dizer principalmente em uma tribuna, ficou deselegante.

Portal SOS Notícias do RN: E sobre o veto do seu projeto, como o senhor avalia o ato do gestor?

Bráulio Ribeiro: Foi uma infelicidade por parte dele, foi mal orientado pela assessoria dele, por que um projeto de importância como este das eleições nas escolas municipais serem diretas deveria ser admissível, inclusive, está aprovado pela Câmara, eles como professor sabe que os colégios estaduais situados aqui em Apodi, já utilizam esta forma de eleição para diretor, e o município não deveria ficar de fora, ele foi infeliz juntamente com a assessoria dele, em não aprovar um projeto desse porte. Nós estamos em uma democracia, se há democracia, por que o município não pode ter eleição para diretor? Irei deixar a pergunta no ar, vão querer continuar a indicar professor para ser o diretor, quem é o professor que não quer ser o diretor da escola? 


Portal SOS Notícias do RN: Em respeito à emancipação de Soledade, o senhor é a favor? 

Bráulio Ribeiro: Não, então você me pergunta, por quê?  Bem, Soledade ainda é um distrito pequeno, ainda não tem volume para efetivar uma emancipação agora, muitos dizem: “Mais tem cidades menores que Soledade”, eu vos digo, realmente tem, mas como essa cidade sobrevive? Ela sobrevive através de fundo de participação, não tem desenvolvimento nenhum, Soledade tem que se estruturar para isso, irá necessitar de delegacia, hospital, prefeitura, fórum, o estado tem condições para realizar isto hoje? Não, estão sem condições para construir uma faculdade para Apodi, e irá fazer tudo isso para Soledade?  

Portal SOS Notícias do RN: Existe a questão dos royalties.

Bráulio Ribeiro: Caso Soledade se emancipe, Apodi perderá alguns royalties, isso será bom para Apodi? Nem será bom para Soledade, como para Apodi, pois terá a divisão dos royalties, ficaria Apodi como uma cidade maior, em dificuldade por receber menos royalties, pois, Soledade está mais próxima dos poços petrolíferos, automaticamente receberá mais royalties que Apodi, no momento, eu não sou de acordo com a emancipação, para Soledade chegar a um patamar de cidade, requer muito tempo. Outro fator, o comércio de Soledade é muito fraco, os habitantes de lá, deslocam-se para Apodi, no intuito de fazer suas compras, o que tem que ser feito, irei me antecipar para vocês, será um requerimento para que seja feito uma subprefeitura, para que seja dada uma maior atenção para com o distrito de Soledade. Sobre a UBS (Unidade Básica de Saúde) deixada pela gestão de Gorete, na comunidade de Soledade, ainda não foi concluída, por que o prefeito não concluir? Com uma quantia X ele terminava aquela obra, as obras deixadas por Gorete, nenhuma ele concluiu em nove meses, o prefeito afirmava na campanha que com o dinheiro dos royalties, ele construía uma nova obra a cada 30 dias, o mesmo ainda não inaugurou nenhuma. Céticos afirmam que ele não terminou em ocasião das mesmas serem da gestão de Gorete, isso não tem nada haver, isso é do povo, não de Gorete. 

Portal SOS Notícias do RN: Os moradores de Soledade alegam que querem a emancipação em questão dos royalties, pois, os próprios não desfrutam deste benefício.

Bráulio Ribeiro: Não adianta, por que o dinheiro irá ser dividido, e lá no distrito, não iram fazer até você efetivar uma eleição para prefeito, vereador, tem que ter prefeitura, câmara municipal. Como sabemos Soledade praticamente é uma família, ou seja, você irá entregar Soledade para uma família “tomar de conta”? 

Portal SOS Notícias do RN: Então Bráulio Ribeiro, nós agradecemos pelo seu tempo, e obrigado por sua atenção, tenha um bom dia.

Bráulio Ribeiro: Precisando estou aqui, igualmente.

Bráulio Ribeiro foi eleito para vereador com 661 votos nas eleições municipais de 2012, o mesmo vem sendo cogitado pela mídia como possível candidato a deputado estadual pelo município de Apodi, embora não negue nem afirme, a tendência da população é de que Bráulio irá tentar uma cadeira na AL.

Samuel Williams - Redação do Portal SOS Notícias do RN
Fotos: Josemário Alves - Portal SOS Notícias do RN
type='text/javascript'/>