sábado, 30 de novembro de 2013

Objeto estranho cai do céu e amedronta agricultores da zona rural de Caraúbas


Moradores da comunidade do 101, na zona rural do município de Caraúbas, Oeste potiguar, foram surpreendidos após um objeto estranho cair do céu. O equipamento se encontra na 3ª CIA de Polícia Militar de Caraúbas.

O fato ocorreu na sexta-feira (29/11), um agricultor teria acionado a Polícia relatando que um estranho objeto havia caído do céu naquela localidade. Como não sabia se o objeto era radioativo, o agricultor solicitou auxílio das autoridades. Após analisarem o objeto, os PM’s recolheram o equipamento e o encaminharam a CIA.




O objeto tem aproximadamente 30 centímetros e possui antenas ao redor. É revestido por material de isopor protetor.

Após pesquisas, comunicadores caraubenses descobriram que o equipamento se trata de uma radiossonda, que é um conjunto de equipamentos e sensores transportado por balões meteorológicos, os quais medem vários parâmetros atmosféricos e os transmitem a um aparelho receptor fixo.


As radiossondas operam nas frequências de rádio de 403 MHz ou 1680 MHz e ambas as frequências podem ser ajustadas ligeiramente para mais ou para menos caso seja necessário. Outro tipo de radiossonda, a rawinsonde, serve também para medir a velocidade e a direção do vento.

O nome que estava no equipamento, Lockheed Martin, é nada mas, nada menos que uma empresa fabricante de produtos aeroespaciais. A própria é a maior fabricante de produtos militares no mundo.

Samuel Williams - Redação do  Portal SOS Notícias do RN
Com informações e fotos: Icém Caraúbas
type='text/javascript'/>