quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Município de Itaú e São Miguel festeja mais um ano de emancipação política

Os municípios de Itaú e São Miguel comemoraram neste dia 11 de dezembro de 2013 mais um ano de emancipação política. As duas cidades encontram-se locadas na região oeste do Rio Grande do Norte. 

SÃO MIGUEL – Desvinculado de Pau dos Ferros em 1876, o município micaelense completou no último dia 11 de dezembro, seus 167 anos de autonomia política. São Miguel, que também já pertenceu a Portalegre, foi emancipado pelo então governador do estado, Lavoisier Maia, no referido ano. 

Atualmente, o município é considerado o 25º mais populoso do Rio Grande do Norte, chegando a 22 mil habitantes em uma área territorial de 171,5 km². 

ITAÚ – A emancipação de Itaú veio no ano de 1953 quando, por influência política e sua posição demográfica, foi desmembrado do município de Apodi através da lei 1.026 e tornando-se um novo município do estado. 

Com 60 anos de autonomia política, Itaú possui uma densidade demográfica de 41,85 hab/km². O município comemorou neste dia 11 de dezembro de 2013 a sexta década de emancipação. 

Além de São Miguel e Itaú, outros nove município festejaram suas emancipações, são eles: Arês, Carnaúba dos Dantas, Cerro-Corá, Coronel Ezequiel, Grossos, Boa Saúde, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Vicente. 

O Portal SOS Notícias do RN parabeniza a todos os municípios pelo aniversário político comemorado.


Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
type='text/javascript'/>