quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Comunidades rurais de Apodi terão água canalizada através de adutoras

Pelo menos 15 comunidades rurais do município de Apodi serão contempladas com sistemas de adutoras do governo federal que levará água de qualidade a todas as residências locais. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que entrará com 10% do valor total da obra.

De acordo com o secretário da Semarh, Leonardo Rêgo, o projeto ainda está em processo licitatório. O mesmo busca oferecer água tratada para mais de 3.500 pessoas, residentes na "Região da Pedra". "Além de aumentar a oferta de água, essa obra também vai contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas", disse ele.
As comunidades beneficiadas são Cápua, Canoa, Santa Cruz (1 e 2), Poço Verde, Santa Rosa (1 e 2), Prado, Mucambo, Sucupira, Pitombeira, Rapé, Arção (1 e 2), Traíras (1, 2 e 3), João Dias, Barro Vermelho e Grossos.

Segundo relatos de moradores ao Portal SOS Notícias do RN, o projeto vai melhorar muito a vida daqueles que mais sofrem com a estiagem. "Aqui a região é muito seca, nós dependemos de pipas que traz água pra gente. E os bichos? Ficam com sede? Se essa adutora sair, nossa vida e a dos animais serão muito melhores", disse um morador local.
O popular ainda relatou que algumas residências contam com pequenos poços de água salobra, e nem todos possuem bombas. "E quem não tem nem os poços?", indagou.

A região da pedra foi a que mais sentiu os efeitos da longa estiagem sofrida de 2011 a 2013. Dezenas de animais morreram por falta d'água e comida. A água oferecida será proveniente da Barragem Governador Aluísio Alves (Barragem de Santa Cruz), mas antes de chegar ás casas, passará por tratamento.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
type='text/javascript'/>