Pelo menos 15 comunidades rurais do município de Apodi serão contempladas com sistemas de adutoras do governo federal que levará água de qualidade a todas as residências locais. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que entrará com 10% do valor total da obra.
De acordo com o secretário da Semarh, Leonardo Rêgo, o projeto ainda está em processo licitatório. O mesmo busca oferecer água tratada para mais de 3.500 pessoas, residentes na "Região da Pedra". "Além de aumentar a oferta de água, essa obra também vai contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas", disse ele.
As comunidades beneficiadas são Cápua, Canoa, Santa Cruz (1 e 2), Poço Verde, Santa Rosa (1 e 2), Prado, Mucambo, Sucupira, Pitombeira, Rapé, Arção (1 e 2), Traíras (1, 2 e 3), João Dias, Barro Vermelho e Grossos.
Segundo relatos de moradores ao Portal SOS Notícias do RN, o projeto vai melhorar muito a vida daqueles que mais sofrem com a estiagem. "Aqui a região é muito seca, nós dependemos de pipas que traz água pra gente. E os bichos? Ficam com sede? Se essa adutora sair, nossa vida e a dos animais serão muito melhores", disse um morador local.
O popular ainda relatou que algumas residências contam com pequenos poços de água salobra, e nem todos possuem bombas. "E quem não tem nem os poços?", indagou.
A região da pedra foi a que mais sentiu os efeitos da longa estiagem sofrida de 2011 a 2013. Dezenas de animais morreram por falta d'água e comida. A água oferecida será proveniente da Barragem Governador Aluísio Alves (Barragem de Santa Cruz), mas antes de chegar ás casas, passará por tratamento.
Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário, ele será rigorosamente avaliado antes de ser publicado.
Não será permitido palavrões e/ou termos que ofendam pessoas públicas.
Obrigado por visitar o Portal SOS Notícias do RN.