segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estados Unidos vence Gana apertado com gol mais rápido da Copa de 2014

Por Luiz Felipe Silva / Placar
 
O eficiente futebol norte-americano conseguiu a primeira vitória na Copa do Mundo. O gol marcado aos 28 segundos de jogo pelo craque norte-americano Dempsey definiu o ritmo da partida: EUA controlando posse de bola e dando poucos espaços e Gana tentando criar, mas sem organização alguma. Os brasileiros na arquibancada apoiaram os africanos e o gol saiu apenas aos 37 minutos do segundo tempo. Em apenas quatro minutos, a resposta: Brooks marcou mais um e garantiu a vitória dos Yankees.
Pelo lado norte-americano, o destaque foi mesmo o meia Dempsey, que marcou o gol – golaço – mais rápido do mundial: recebeu de Jones, passou por dois dentro da área e fuzilou cruzado. Daí em diante, um primeiro tempo fraco deu a impressão que, depois de Irã 0 x 0 Nigéria, o nível da Copa começaria a cair – o principal momento até então foi a lesão de Altidore, que teve de ser substituído.

A segunda etapa começou com mais pressão de Gana que, principalmente após as entradas de Essien e Boateng, melhorou e levou perigo com uma finalização de Gyan e uma cabeçada de Atsu. Até que Gyan, de calcanhar, serviu André Ayew, que chutou forte, de três dedos, e venceu Howard. Em seguida, Klinsmann mostrou que também tem estrela: Zusi, que havia acabado de entrar, bateu cruzamento na cabeça de Brooks, que substituiu Besler no intervalo, que testou para o gol.
O resultado deixa os EUA na vice-liderança do grupo, atrás da Alemanha. Gana está em terceiro, à frente de Portugal. Esta é, também, a primeira vez que os americanos vencem Gana na Copa do Mundo, após duas outras tentativas nos Mundiais de 2006 e 2010.
type='text/javascript'/>