quarta-feira, 4 de junho de 2014

Superlotação impede trajeto de estudantes apodienses até Mossoró

Estudantes lotam a praça Robson Lopes em Apodi (Foto: João Filho)
Aproximadamente 400 estudantes universitários e técnicos de Apodi que estudam na cidade de Mossoró não puderam se deslocar até suas instituições de ensino nesta quarta-feira, 04 de junho. O motivo teria sido a superlotação dos automóveis nos trajetos com destino a cidade de Mossoró.

Os motoristas que prestam serviço ao programa Transformação se recusaram a fazer o transporte dos universitários, devido a uma fiscalização da PRF na rodovia federal BR - 405, na região da Chapada do Apodi. De acordo com os condutores, os veículos seriam parados, impedidos de prosseguir viagem e ainda multados por causa da alta taxa de lotação.
(Foto: João Filho)
Segundo os estudantes, na ocasião foi cogitado a condução de parte dos acadêmicos até Mossoró, obedecendo a quantidade de assentos existentes em cada ônibus. Mas, os próprios alunos acharam injusto e bloquearam as vias de acessos, impedindo a saída dos automóveis.
Estudantes bloqueiam saída dos ônibus (Foto: João Filho)
Em conversa com a reportagem do SOS Notícias do RN, o vice-presidente da Associação dos estudantes de Apodi (AENTS), Pedro Acioly, comunicou que o imprevisto aconteceu devido a uma denúncia da superlotação junto aos órgãos responsáveis, provocando a fiscalização surpresa da Polícia Rodoviária Federal. Em virtude disso, na manhã desta quinta-feira (05), os estudantes irão se reunir com os vereadores e prefeito da cidade para buscar uma solução para o problema. A reunião acontecerá às 09:00 horas na Câmara Municipal.

Ainda segundo Pedro, os ônibus não farão o transporte dos estudantes á Mossoró durante a manhã de quinta, voltando a sua normalidade somente no período da noite do mesmo dia.
Motorista analisa danos provocados pela superlotação (Foto: Wercaltery Martins)
A denúncia foi realizada após um imprevisto ocorrido na tarde da terça-feira (03), em que um dos veículos universitários apresentou um problema mecânico enquanto trafegava na BR - 405 com 92 estudantes e, por pouco, não ocasionou um acidente.

O programa Transformação beneficia mais de 600 estudantes apodienses, transportando -os gratuitamente até as cidades de Mossoró e Caraúbas em diferentes turnos.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
type='text/javascript'/>