sábado, 5 de julho de 2014

Levantamento aponta redução nos índices de dengue na cidade de Apodi

A Prefeitura de Apodi através da Secretaria de Saúde, realizou o 2º LIRA (Levantamento de Índice Rápido) para diagnosticar o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue na área urbana de nossa cidade. O trabalho realizado pela equipe de Agentes de Combate a Endemias para obter o resultado foi entre os dias 09 e 13 de junho.

O LIRA é realizado três vezes ao ano. No primeiro levantamento, o índice de infestação do mosquito da dengue foi de 2,90% que aponta para um risco médio de epidemia. O segundo levantamento apontou uma porcentagem de 0,59% significando que não existe risco de epidemia. 

Para obter esse resultado, os Agentes de Endemias trabalharam constantemente orientando, vistoriando e conscientizando a população com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Lembrando que a ação da população em geral em combater o mosquito é de fundamental importância na diminuição e erradicação da ameaça de epidemia.

“Estamos felizes por obter um bom resultado no 2º LIRA, foi um trabalho dos Agentes junto com a sociedade. Por volta de outubro e novembro, estaremos realizando o 3º LIRA de 2014 e queremos continuar melhorando”, declarou Geovani Soares, responsável pela equipe de Agentes de Combate a Endemias de Apodi.

Entenda o que é LIRA

O LIRA é o levantamento rápido do índice de infestação, ou seja, de forma rápida e segura através de estudos estatísticos e probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de uma cidade.

O índice de infestação predial (IP) é o resultado dos imóveis positivos (que tinham larvas de Aedes) dividido pelo total de imóveis pesquisados vezes 100.
type='text/javascript'/>