quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeito de Baraúna pleiteia adutora para abastecer 824 famílias na zona rural

O prefeito interino Tertulo Alves, do PMN, de Baraúna, se reuniu nesta terça-feira (22/07), com os diretores do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), em Natal, pleiteando uma adutora para abastecer as comunidades de Vertentes, Campestre e Juremal, onde moram 824 famílias.


Estas comunidades enfrentam sérias dificuldades de abastecimento. "A água aqui é retirada de um poço que produz água salobra, passa por um aparelho que retira o sal da água e coloca numa caixa, de onde os moradores usam latas e baldes para abastecer suas casas. Vamos melhorar", diz Tertulo Alves.

O principal investimento já foi feito. O Ministério da Integração Nacional perfurou um poço profundo na localidade de Juremal, com um investimento de R$ 2.031,764,50, em 2013. Este poço está pronto para começar a produzir, porém não tem como levar esta água para abastecer as comunidades. Está parado.

A solução é fazer adutoras: uma de 720 metros para abastecer as 627 famílias de Juremal, outra de 3.140 metros para abastecer as 92 famílias de Vertentes e ainda outra adutora de 1.050 metros para abastecer as 105 famílias de Campestre.

O prefeito interino Tertulo Alves destacou que a comunidade de Juremal precisa de uma cisterna elevada nova e as comunidades de Vertentes e Campestre já tem a cisterna. "É só abastecer estas cisternas que a água chega as casas dos moradores", destaca Tertulo Alves, acrescentando que espera firmar parcerias com o DNOCS para estas comunidades.

Reassumindo interinamente o cargo

O presidente da Câmara Tertulo Alves está no cargo de prefeito interino por determinação da Justiça Eleitoral. Esta é a terceira vez que assume o executivo em Baraúna. Desta vez, a decisão se consolidou quinta-feira (15) da semana passada. Durante visita a comunidade de Juremal, domingo (20), Tertulo Alves lamentou um poço tão caro parado, enquanto as comunidades enfrentam dificuldades no abastecimento.
type='text/javascript'/>