sábado, 11 de outubro de 2014

Abstenções sobem 73% no primeiro turno das eleições na Comarca de Apodi

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN

Os índices percentuais de votantes no primeiro turno das eleições 2014 mostrou um aumento, considerável, no número de abstenções na cidade Apodi. A trigésima quinta zona eleitoral, que abrange além de Apodi, os municípios de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Itaú, registrou um aumento de 73% no número de faltosos quando comparado com o pleito de 2012.

Somente em Apodi, onde o colégio eleitoral registra 28.258 eleitores, destes, 4.993 sequer compareceram ás urnas, significando um percentual de 17,66% de faltosos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do estado. 

O chefe do Cartório Eleitoral da comarca, Thiago Capistrano, informa que o aumento já era esperado. “Em 2012, só em Apodi tivemos 3.385 abstenções. Este número já era esperado por que, de certa forma, as eleições gerais é menos atrativa do que a municipal, onde os políticos tem mais contato com o povo”, informou.

Indagado sobre o que poderia ter causado esse aumento nas abstenções, Capistrano cita, que além do pouco contato do eleitor com os candidatos, a pouca quantidade de transportes eleitorais para conduzir os moradores da zona rural até o local de votação foi crucial para os números.
type='text/javascript'/>