quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Primeira pesquisa eleitoral do segundo turno mostra Aécio à frente de Dilma

 O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves e a Presidente do Brasil e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff
Por Revista Veja

A primeira pesquisa Datafolha do segundo turno aponta o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, numericamente à frente da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) na preferência do eleitorado. 

Segundo o levantamento, divulgado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, o tucano tem 46% das intenções de voto, contra 44% da petista. A margem de erro é de dois pontos, o que coloca os candidatos tecnicamente empatados. Trata-se, porém, da primeira vez, desde o início da corrida eleitoral, que Aécio aparece em vantagem numérica sobre Dilma em uma pesquisa de intenção de voto. 

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o jornal, a virada de Aécio marca a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece com mais intenções de voto do que o primeiro colocado no segundo turno, considerando-se todas as pesquisas Datafolha desde 1989.

Votos brancos e nulos somam 4% e os que não souberam opinar são 6%. Considerando-se apenas os votos válidos, Aécio tem 51% dos votos, segundo o Datafolha, e Dilma, 49%. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores entre quarta e quinta. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01068/2014.
type='text/javascript'/>