sábado, 15 de novembro de 2014

Campanha de vacinação antirrábica pretende imunizar 7,6 mil animais em Apodi

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN


Foi realizado neste sábado (15/11), o dia “D” da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos no município de Apodi. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação está sendo realizado desde o dia 14 de setembro.

A campanha visa a erradicação da raiva, cujas complicações, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), causam mais de 50 mil mortes por ano em todo o mundo.

Transmitida a humanos pela saliva principalmente de cães e gatos infectados, a raiva em casos mais sérios pode levar a morte.

A meta é vacinar cerca de sete mil e seiscentos animais em Apodi. Até o momento, 52% desses animais já foram imunizados com a campanha na zona rural do município.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio, com exceção dos doentes.

Para vacinar os seus animais, a população deverá levá-los até um dos noves postos espalhados pela cidade.

A campanha de imunização é condicionada ao repasse da vacina pelo Ministério da Saúde. Geralmente, a ação ocorre em agosto, mas neste ano o governo federal enfrentou dificuldades com o fornecedor e, por esse motivo, a campanha foi remarcada para outubro.
type='text/javascript'/>