terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Caravana do RN Sustentável reúne imprensa e visita projetos em Apodi

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN


Durante a tarde de sábado (13/12), a equipe do projeto RN Sustentável reuniu toda a imprensa estadual em uma coletiva de imprensa itinerante por vários municípios da região oeste, onde é desenvolvida alguma atividade selecionada a participar projeto multissetorial do governo estadual. 

O intuito foi mostrar para os repórteres o que está já sendo realizado e quais os novos projetos que serão apoiados pelo RN Sustentável. 

Em Apodi, o grupo de jornalistas juntamente com a equipe do projeto visitou a comunidade de Córrego, local onde a economia gira em torno da cajucultura, apicultura e outras cadeias produtivas.
De acordo com Ana Guedes, gerente do RN Sustentável, no próximo ano, cerca de 40 projetos de convivência com o semiárido, abastecimento de água e de bandas filarmônicas serão acrescidos como beneficiários do RN Sustentável somente na região de Apodi.

"Pra região do sertão do Apodi foram selecionados 44 novos projetos. Estamos trazendo um benefício em média de R$ 8,5 milhões. Do total, o projeto RN Sustentável aqui pra região tem em torno de R$ 25 milhões nesta primeira etapa, que a gente começa a executar agora em 2015", disse.

Para o repórter da RedeTV RN e gerente de jornalismo da rádio 95 FM de Natal, Eugênio Bezerra, a oportunidade foi ver de perto a realidade do projeto, conhecer a real situação da economia estadual que muitas vezes é desconhecida pela imprensa.
"A gente fica imaginando que a gente desconhece um pouco do que acontece, de fato, com a economia do nosso estado, e essa tem sido uma oportunidade de mostrar. Esse projeto aqui da produção de caju e polpa de frutas, além do beneficiamento da castanha, por exemplo, é de grande importância e o que falta é investimento. Eu acho que o RN Sustentável, com todos os seus técnicos, vão conseguir transformar a vida dessas pessoas e mudar, até, a economia desses municípios", explanou.

Com toda exposição por parte da imprensa que esteve participando da coletiva, Eujânio Gracino, presidente da Associação de Mini Produtores do Córrego e sítios reunidos, espera que os produtores locais sirvam de exemplo e que surjam novos parceiros.
O RN Sustentável é um projeto multissetorial integrado que tem como meta contribuir, em cinco anos, com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da implementação de um conjunto de ações articuladas três eixos: Desenvolvimento Regional Sustentável; Melhoria dos Serviços Públicos; e Melhoria da Gestão do Setor Público.

O mesmo é financiado pelo Banco Mundial e pretende atingir quinhentos e oitenta e cinco mil pessoas em todo o estado do Rio Grande do Norte.
type='text/javascript'/>