sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Consumo de energia deve aumentar em 4,4% no RN durante verão

Do Gazeta do Oeste

O consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte neste verão deve aumentar, aproximadamente, 4,4%, segundo previsão da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). O verão começou oficialmente no último sábado, dia 21 de dezembro de 2014, e vai até 21 de março de 2015.

Para os clientes residenciais, que compõem mais de 85% dos consumidores da Cosern, a estimativa de crescimento do consumo no quadrimestre deverá ocorrer principalmente em virtude da elevação da temperatura registrada nesta época do ano, que favorece maior uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer, dentre outros aparelhos, e a permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares.

No setor rural, o crescimento do consumo neste período está associado à ausência de chuvas, o que proporciona o uso da energia elétrica para a irrigação da lavoura.

Para evitar que as contas de energia tenham um acréscimo durante os meses mais quentes, o consumidor pode ficar atento quanto ao uso racional da energia elétrica.

Para isso, a Cosern recomenda substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas (fluorescentes ou LEDs) e utilizar sempre eletrodomésticos com o selo “Procel A” que propiciam maior economia de energia.

Para as geladeiras e freezers, o ideal é que estejam em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e afastados, no mínimo, 15 centímetros de paredes e armários. É importante ainda observar se as borrachas da porta dos equipamentos estão em bom estado de conservação e evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abri-lo várias vezes sem necessidade.

O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez. A dica para o ar-condicionado é instalá-lo em local protegido do sol e mantê-lo com os filtros sempre limpos. Outra orientação da Cosern é desligar o monitor do computador quando não estiver em uso.

A companhia alerta para não esquecer que o chuveiro elétrico é o grande vilão do gasto de energia. A dica de economia é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na faixa “verão”, possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica.
type='text/javascript'/>