sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Criação de PME, torna Apodi o primeiro município a atender exigências do MEC

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN


O município de Apodi se consagrou como o primeiro município da região oeste a construir o Plano Municipal de Educação. A apresentação do PME à avaliadora educacional do MEC foi feita na terça-feira (16/12) em Mossoró, pela secretária de educação de Apodi, Mara Duarte, e as técnicas pedagógicas Saúde Pinto e Iêda Silva.

Na ocasião, a equipe apodiense apresentou um esboço do plano que será discutido por representantes da sociedade civil organizada e pelo poder público municipal, sendo votado em seguida pela câmara legislativa de Apodi.

Segundo a avaliadora do Ministério da Educação, Maria das Vitórias Ferreira, Apodi foi o primeiro a construir o seu Plano de Educação, entre os municípios do Pólo de Mossoró, onde cumpriu todas as etapas previstas no Plano. 

A criação do Plano Municipal de Educação, contendo metas e ações para os próximos 10 anos é uma exigência legal do governo federal, através do Plano Nacional, e que está sendo colocado em prática, em Apodi, desde o dia 27 de março deste ano, com a nomeação de uma Comissão Municipal de Sistematização do Plano Municipal de Educação.

A comissão fez o levantamento dos dados para diagnóstico e elaboração do Plano, no qual será analisado em uma conferência municipal pelo governo local e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação. 

Somente após a realização desta conferência, o Plano Municipal de Educação será encaminhado á Câmara de Vereadores para que seja votado.

De acordo com o Ministério da Educação, o Plano Municipal de Educação estabelece 20 metas para a Educação a serem cumpridas nos próximos dez anos, até 2024.
type='text/javascript'/>