quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Município de Apodi reduz pela metade número de homicídios durante 2014

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN


O município de Apodi registrou uma queda acentuada no número de crimes de homicídios durante o ano de 2014, quando comparado com o ano anterior. O fato surpreendeu até o especialista em segurança pública Ivenio Hermes, que em entrevista exclusiva ao SOS Notícias do RN, disse que o município está registrando o contrário do que é visto diariamente em todo o estado.


Em 2014, a Polícia Militar registrou setes crimes violentos letais e intencionais em Apodi, metade do que foi registrado em 2013, considerado o ano mais violento da história do município.
De acordo com Ivenio Hermes, essa redução se dá devido à da atuação do poder público municipal e da polícia local, que provoca naturalmente a migração do crime.

"A redução dos homicídios, haja vista que não houve um investimento por parte do estado na polícia e em políticas públicas, é consequência da migração natural do crime, onde o crime que estaria acontecendo em Apodi migrou para outra cidade próxima. Outra causa dessa redução seria o comportamento dos gestores municipais", concluiu.

Para manter essa redução no número de homicídios, o estudioso diz que é importante o investimento em medidas socioculturais e educativas, tirando os jovens da ociosidade.
Ivenio Hermes, especialista em segurança pública
"Se tiver investimento em resgatar os jovens que estão sem emprego, em evitar que esse jovens caiam nas mãos dos criminosos, nós já vamos ter um grande resultado. Também tem as políticas educativas para a polícia e para a população, no sentido de aprender a como se portar durante uma fiscalização, tanto do lado policial quanto do lado do cidadão. Juntando essas duas coisas com investimento em cultura, fazendo o resgate da família, a gente vai ver, com certeza, uma Apodi dando exemplo no ano que vem, mas do que já deu em 2014", explanou Ivenio.

Nos anos anteriores a 2013, os números mostram um cenário semelhante ao atual, com baixos casos de mortes violentas, é o caso de 2012, que registrou somente três crimes de homicídios, segundo o Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania.

Para o próximo ano, espera-se que estes índices tendam a cair, mas isto ainda depende da situação de segurança dos municípios vizinhos.

"O efeito que aconteceu em 2013, e não aconteceu em 2014, pode retornar sim em 2015. Para isso, basta que os municípios vizinhos tenham um efeito de segurança pública maior do que em Apodi, assim, o crime existente nesses municípios migrará de volta a Apodi. Essa situação pode ou não ocorrer no próximo ano. Ainda é incerto", concluiu Ivenio Hermes.

Ouça a matéria em áudio:

type='text/javascript'/>