sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Novo CDP de Apodi homenageia agente penitenciário morto em Mossoró após assalto

Centro de Detenção Provisória custodiará 60 presos em Apodi, no RN (Foto: Felipe Gibson/G1)
Com informações: O Vale do Apodi / G1 RN

O novo Centro de Detenção Provisória de Apodi, inaugurado no último dia 05 de fevereiro, recebeu o nome do agente Ronilson Alves da Silva, uma homenagem feita ao agente, que fora assassinado no dia 25 de junho de 2013 na cidade de Mossoró.


O agente penitenciário Ronilson Alves da Silva foi encontrado morto com marcas de tiro na manhã de 25 de junho de 2013, dentro do seu próprio carro, um veículo tipo Corsa Hatch, numa rua localizada no bairro Santo Antônio, em Mossoró.

Ronilson atuou por mais de uma década no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, trabalhou em varias unidades, sua ultima lotação foi na área administrativa do Complexo Penitenciário Dr. Mario Negocio em Mossoró.
“O agente Ronilson Alves, era bem visto pelos colegas e vestia a camisa do nosso sistema, nada mais justo que homenageá-lo, dando seu nome ao CDP de Apodi”, justificou o agente Márcio Morais.


O novo CDP foi construído pelos apenados com o apoio da Justiça, Ministério Público, empresas e uma organização não-governamental. A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos.


O novo Centro de Detenção Provisória, construído nos fundos da Delegacia de Polícia Civil de Apodi, conta com sete selas e tem capacidade para 60 detentos.
Presos ajudaram a construir o Centro de Detenção de Apodi, no RN (Foto: Felipe Gibson/G1)
O promotor Sílvio Brito, do Ministério Público, lembra que a ideia de ampliar o Centro de Detenção Provisória surgiu em um momento crítico. "Foi quando precisei pedir a soltura de presos perigosos porque faltavam vagas. É extremamente desleal ter que devolver criminosos para a sociedade porque o Estado não pode prover essa estrutura", concluiu.
type='text/javascript'/>