sexta-feira, 3 de abril de 2015

Chapada do Apodi ganhará usina de energia solar


Da Redação / SOS Notícias do RN

Foto: Reprodução / Internet

Os empresários cearenses da 
COELCE (Companhia Energética do Ceará), preveem que em aproximadamente quatro meses esteja concluído o projeto de implantação do que será a maior usina comercial brasileira de geração de energia solar. 

O empreendimento será construído na Chapada do Apodi, formado pelos municípios de Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Gov. Dix-sept Rosado, no Estado do Rio Grande do Norte, e pelos municípios cearenses de Quixeré, Limoeiro do Norte, Taboleiro do Norte, Jaguaruana e Alto Santo.


O projeto é de uma parceria entre a empresa cearense Metaneide e a espanhola Endesa.


A usina solar ocupará uma parte da fazenda da Metaneide, na Chapada do Apodi, e utilizará painéis fotovoltaicos que serão fornecidos por empresas asiáticas.

"É uma energia renovável e limpa do ponto de vista ambiental. Afinal, o sol tem domicílio aqui no Ceará", declarou Fernando Cirino à imprensa local.
A usina terá potência de 3 megawatts (MW) - o que é suficiente para abastecer aproximadamente 2.500 residências. 



Projeto em Escola de Apodi cria incentivos para a produção de energia solar
Foto: Ari Oliveira / Da Redação

Em Novembro de 2014, a Escola Estadual Professor Antônio Dantas investiu na compra de quatro painéis solares fotovoltaicos.

O professor Clédson Lima, responsável pelo projeto pioneiro no município, destacou na época que 
o investimento inicial é grandioso, porém de um grande retorno para a comunidade. E principalmente falando da nossa região onde há grande incidência de raios solares. 
type='text/javascript'/>