quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vereadora inicia luta para conquistar UTI móvel para o SAMU de Apodi

(Foto: Josemário Alves)

Com quase 400 atendimentos por ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem sido referência no município de Apodi. A base instalada no início de 2013, presta atendimentos pré-hospitalares às vítimas de acidentes, ataques criminosos, entre outros, salvando centenas de vidas.

Atualmente, o serviço conta com uma ambulância do tipo básica, em que conta com um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Em casos mais graves, unidades avançadas são solicitadas ao SAMU de Pau dos Ferros, que se deslocam quase 80 quilômetros para dar apoio.

Este tempo poderia ser reduzido e mais vidas seriam salvas, caso a cidade de Apodi contasse com uma unidade de suporte avançado, ou seja, uma ambulância do tipo UTI. Pensando nisso, a vereadora Soneth Ferreira (PP) iniciou uma luta para transformar o SAMU do município em uma base avançada.
(Foto: Josemário Alves)

Nesta quinta-feira (13), Soneth destinou uma emenda no valor de R$ 10 mil para fazer a adequações nas instalações do SAMU, com o objetivo de se adequar às exigências do Ministério da Saúde e de se transformar em base avançada.

“Essa luta é de suma importância. Com essa unidade, a gente teria um suporte de 24h de UTI no nosso município, além de ampliar os serviços também para os municípios da microrregião do Apodi”, afirmou ela.

Em contato com o Blog do Josemário.com, a vereadora revelou que trazer uma ambulância UTI para Apodi é bastante difícil e, por isso, pede o apoio de todos nesta luta.

“É preciso que todos se engajem nessa luta. Se esta ambulância vier para cá, só temos a ganhar”, concluiu Soneth Ferreira.
type='text/javascript'/>