segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Ceará vai investir em hotéis-fazenda na Chapada do Apodi para salvar rebanho bovino

(Foto: Josemário Alves)

Diante do cenário de seca no Nordeste, o Governo do Ceará estuda a criação de hotéis-fazenda na Chapada do Apodi para salvar rebanhos bovinos do Estado.

A proposta começou a ser debatida por técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará há mais de três anos, quando os efeitos da seca começaram a se agravar.

De acordo com o presidente da Federação, Flávio Saboya, a ideia é que o governo financie, espaços onde os criadores possam deixar seus animais. Ele defende a medida, principalmente neste período de estiagem, que tem deixado produtores endividados.

O processo seletivo da escolha dos animais para o hotel-fazenda seria realizado por técnicos especializados. Eles também cuidariam dos rebanhos.

O local escolhido para a instalação do primeiro hotel-fazenda seria a Chapada do Apodi, devido a abundância de água.

“Esses hotéis teriam o objetivo de salvar o rebanho do estado. Pelo menos, uma semente de cada produtor. Ele seria estruturado em uma região que tenha disponibilidade hídrica para ofertar alimentação a esses animais e, ao mesmo tempo, o poder público administraria esses hotéis”, esclarece Flávio Saboya.

Com informações da Rede Jangadeiro


type='text/javascript'/>