terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Com apoio do MDA, Central de Comercialização da Agricultura Familiar será inaugurada em março no RN

(Foto: Ilustração)
Construída ainda no governo Wilma de Faria, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES) finalmente terá suas atividades iniciadas no Rio Grande do Norte.

A inauguração está prevista para março e só deverá acontecer devido a ajuda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de sua delegação no Estado. A informação foi confirmada pela diretora financeira da CECAFES, Fátima Torres.

A Central irá funcionar em Natal e abrigará 32 boxes de cooperativas e associações, com produtos oriundos da agricultura familiar. Além disso, ofertará 50 bancas de hortifrúti, restaurante, padaria, entre outros.

Em entrevista ao Blog do Josemário.com, Fátima Torres revelou que o prédio foi entregue pela ex-governadora Wilma de Faria, em 2008, sem nenhuma estrutura, por isso nunca funcionou. “Não tinha caixa d’água, os banheiros eram inadequados. Não tinha como ninguém trabalhar ali”, comentou. Com o passar do tempo, a construção foi se deteriorando.

No ano passado, o governador Robinson Faria reformou e o MDA destinou meio milhão de reais para reestruturar a CECAFES e coloca-la para funcionar. Os recursos foram conseguidos através do delegado do Ministério, Kleber Pinto.

“Kleber foi estratégico para que essas políticas de apoio ao agricultor familiar pudessem acontecer. Desde o início do projeto, ele já trouxe cerca de R$ 2 milhões”, disse Fátima Torres.

A Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES) será gerida pela cooperativa apodiense COAFARN – Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte


type='text/javascript'/>