segunda-feira, 24 de abril de 2017

Secretaria de Saúde de Apodi está sendo abastecida com 9 mil doses da vacina contra gripe

(Foto: Josemário Alves)
A Secretaria Municipal de Saúde de Apodi já iniciou o cronograma de vacinação contra a gripe para idosos. A campanha segue até o próximo dia 26 de maio. A previsão é de que cerca de 600 idosos tomem a dose única anual da vacina.

O município está sendo abastecido com mais de 9 mil doses, segundo informou a coordenadora de Atenção Báscia, Liegia Morais.

Este ano, além dos idosos e servidores da saúde, os professores, que estão em sala de aula, também deverão ser imunizados. A campanha atende ainda crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas.

O dia D da campanha acontecerá no próximo dia 13 de maio. A vacinação é uma das medidas mais importantes contra doenças, já que é muito melhor e mais fácil preveni-las do que tratá-las.

Em Apodi, a vacinação está acontecendo diariamente no Centro de Saúde, até as 12h. De acordo com Liegia Morais, os Programas de Saúde da Família (PSF) das zonas rural e urbana também fornecerão a vacina nos próximos dias.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.
type='text/javascript'/>