quinta-feira, 22 de junho de 2017

Prefeito cede espaço para funcionamento do Museu do Índio de Apodi

(Foto: Josemário Alves)
O prefeito Alan Silveira, de Apodi, anunciou nesta quinta-feira (22) a concessão da Casa de Bomba do Balneário para o Centro Histórico-Cultural Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), que é coordenado pela apodiense Lúcia Tavares.

O espaço será utilizado como o Museu do Índio Luiza Cantofa, tão sonhado pelos descendentes indígenas do município. A concessão será válida por dez anos, mas poderá ser prorrogada por mais tempo. Durante este período, o Centro Histórico ficará responsável pela manutenção do imóvel.

Em entrevista ao Blog do Josemário.com, Lúcia destacou que se sentia realizada. “Ter um lugar adequado para receber os visitantes e guardar nossas peças líticas é um sonho realizado”, comentou.

Quando for aberto, o Museu do Índio recontará a história do povo de Apodi através de peças líticas raras.

Esta concessão, segundo o prefeito Alan, é uma contribuição merecida do município ao Centro Histórico, pelo resgate da história dos Tapuias Paiacus, primeiros habitantes das terras apodienses.

“Reconhecemos a luta dessa grande mulher em manter viva a história do povo de Apodi. Nós, como gestores, não poderíamos deixar de contribuir, pois somos todos descendentes desse povo guerreiro, que foi os Tapuias Paiacus”, concluiu.


type='text/javascript'/>