quarta-feira, 2 de agosto de 2017

De coordenadora à secretária: conheça a trajetória de Ariana Dantas, titular da pasta de Administração de Apodi

(Foto: Josemário Alves)
Há exato um mês atrás, a contadora apodiense Ariana Dantas assumiu a pasta de Administração e Planejamento do município de Apodi. O cargo foi recebido como um desafio, visto que ela jamais tinha trabalhado na gestão pública. Entretanto, sua atuação profissional tem chamado a atenção de toda a equipe.

Para que possamos entender essa evolução é preciso conhecer um pouco do perfil da apodiense.

Ariana Cinthia Dantas Paiva nasceu no dia 07 de janeiro de 1984 na Maternidade Claudina Pinto. Estudou todo o ensino fundamental no Colégio Luz Pequeno Príncipe e o ensino médio no Colégio Nossa Senhora da Conceição, ambos em Apodi.

Em 2012, formou-se em Contabilidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e se pós-graduou em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró.

(Foto: Josemário Alves)
Antes de entrar na Prefeitura de Apodi, ela trabalhou como analista fiscal em uma multinacional prestadora de serviços à Petrobras. No final do ano passado, sua atuação profissional chamou a atenção da nova equipe da prefeitura, que decidiu nomeá-la no cargo de coordenadora de setor pessoal, em janeiro de 2017.

Desde então, Ariana vem crescendo na Secretaria de Administração e Planejamento. De coordenadora passou à assessora de processos, e em menos de três meses, já estava no cargo de secretária adjunta da pasta.

Neste período, Ariana foi a responsável por auxiliar o então secretário a gerir os servidores, o patrimônio público e os bens móveis e imóveis do Município, trabalho este que ela considera de muita importância para o desenvolvimento local.

“A Secretaria de Administração é um elo entre todas as secretarias. É gerir o pessoal e estar em contato direto com os servidores”, comenta.

Com a saída do ex-titular da pasta Luciano Moura, em junho, o prefeito Alan Silveira não teve dúvidas sobre quem poderia assumir a vaga. “Nesses primeiros seis meses, Ariana desenvolveu um trabalho fantástico, por isso escolhi ela. Também tem o fato dela ser uma pessoa jovem. É uma ótima profissional na sua área”, destaca Alan.

(Foto: Josemário Alves)
Logo quando foi nomeada secretária de Administração e Planejamento de Apodi, Ariana contou ao Blog do Josemário que foi uma surpresa para ela, mas que se achava capacitada sim para a nova função. “Trabalho há vários anos, tenho uma boa bagagem de certa forma. Sou contadora de formação e, por isso, acredito que vou conseguir dar de conta”, revelou a época.
Agora, Ariana não só tem certeza que conseguiu, mas todos a sua volta reconhece. A tão temida burocracia do setor público está sendo vencida dia a dia pela apodiense de apenas 33 anos.

Em um mês, a nova secretária realizou a negociação do pagamento das férias dos professores com o Sindicato, realizou mudanças nos trâmites internos e processos da Prefeitura, iniciou uma auditoria na folha de pagamento, deu continuidade às negociações de valorização dos servidores, entre outros.

“Aos poucos estamos otimizando o trabalho da Secretaria, e isso reflete diretamente no ritmo de desenvolvimento do Município”, esclarece.

(Foto: Josemário Alves)
Ariana conclui dizendo que sua exigência consigo mesma e seu perfeccionismo tem contribuído bastante para o sucesso em que está obtendo.

“Acredito que tudo isso é devido a minha exigência comigo mesma e com as pessoas ao meu redor, e também por que sou muito perfeccionista. Eu particularmente me acho uma mulher de sorte, mas acredito que toda essa aprovação no meu trabalho se dá por causa do meu esforço e da minha capacidade profissional”, conclui.


type='text/javascript'/>