quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Campanha de vacinação antirrábica já imunizou mais de 5 mil cães e gatos em Apodi

(Foto: Josemário Alves)
O município de Apodi, localizado no interior do Rio Grande do Norte, já imunizou mais 5 mil cães e gatos contra a raiva através da campanha nacional de vacinação antirrábica. Os dados são do setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha teve início no dia 15 de agosto e segue até o final deste mês. Para atingir a meta de vacinação recomendada pelo Ministério da Saúde, deverão ser vacinados 80% dos pets do município.

No último sábado (07) foi realizado o Dia D de vacinação, onde foram imunizados quase mil animais no Centro da cidade. Além disso, a equipe de Endemias já realizou a vacinação em quase toda a zona rural e parte da zona urbana.

Até o final da campanha, serão montados postos volantes nos bairros IPE, Baixa do Caic, Garilândia, Cruz de Almas, Bico Torto, Bacural I e II e Malvinas, além da região do Vale.

“Estamos bem próximos de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas o que nós queremos mesmo é passar um pente fino em todo o município para atingir os 95% de cães e gatos”, comentou o agente Veríssimo de Oliveira.

A recomendação é vacinar animais a partir de 3 meses de idade. Deve-se repetir após 30 dias a dose nos primovacinados, ou seja, animais que tomaram a vacina pela primeira vez na campanha, independentemente da idade. A vacina pode ser utilizada em fêmeas que estejam amamentando. As únicas restrições são fêmeas prenhes no final da gestação e os animais doentes ou que estejam fazendo uso de anti-inflamatórios ou antibióticos.

FACENE Mossoró

type='text/javascript'/>