segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Cartório eleitoral realiza quase 23 mil biometrias em Apodi e atinge 78% do eleitorado

(Foto: Josemário Alves)
O Cartório da 35ª zona eleitoral de Apodi realizou quase 23 mil revisões biométricas até o último dia 26 de outubro, prazo final para realizar o procedimento obrigatório. O montante equivale a 78% do eleitorado total do município e se aproxima da meta estabelecida pela Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte.

De acordo com o chefe do cartório, Thiago Capistrano, foram 22.755 eleitores revisados no período de 26 de janeiro até 26 de outubro deste ano. A meta estipulada pelo TRE-RN era de 80% de todo eleitorado.

“Os imprevistos e a ausência de recurso humano foram os grandes obstáculos para a realização do atendimento da população apodiense. Nós poderíamos ter batido a meta de 90% se não fosse isso”, afirma Capistrano.

(Foto: Josemário Alves)
Ele lembra que, no plano inicial traçado, estava prevista uma equipe de 20 servidores para ocuparem os 16 computadores instalados e demais postos de trabalho. Entretanto, deram início às atividades com apenas 11 servidores.

Além disso, houve alguns problemas como quedas de energia elétrica, apagões programados pela COSERN e a ventania que arrastou e danificou as tendas instaladas em frente ao Fórum, utilizada para produzir sombra para o eleitorado.

O município de Apodi possui, atualmente, pouco mais de 29 mil eleitores. Os apodienses que ainda não realizaram a biometria dentro do prazo podem ter seus títulos cancelados a qualquer momento e, por isso, devem procurar o Cartório Eleitoral ou o boxe do TRE-RN na Central do Cidadão para regularizar a situação.

FACENE Mossoró

type='text/javascript'/>