terça-feira, 8 de maio de 2018

Chuvas de maio fazem barragem de Santa Cruz atingir marca de 30% de sua capacidade

(Foto: Josemário Alves)
O último boletim publicado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) revelou que a barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi, atingiu a marca dos 30% de sua capacidade hídrica. O motivo foi a grande quantidade de chuvas que caíram na região Oeste durante o mês de abril e maio.

De acordo com o levantamento, a barragem concluiu o mês de abril na faixa dos 22% de sua capacidade. A elevação, portanto, para 30% se deu nos primeiros oito dias de maio.

O reservatório está com 176,6 mil metros cúbicos de água e está a 17 metros de sangrar. Para que isto aconteça são necessários mais de 423 mil metros cúbicos de água, isto é, duas vezes mais do que o montante que ela possui, atualmente.

A barragem de Santa Cruz tem capacidade para 600 mil metros cúbicos de água. Ela foi construída no ano de 2002 e sangrou, pela primeira vez, em 2004.

Dentre todos os açudes e barragens monitorados pelo IGARN, apenas cinco atingiram os 100% da capacidade e transbordaram neste ano. Outros cinco estão faltando menos de 3% para sangrar.
FACENE Mossoró
type='text/javascript'/>