terça-feira, 5 de junho de 2018

Projeto resgata história dos moradores do Distrito de Melancias em Apodi

(Foto: Cedida pela Escola)
Um projeto inovador e audacioso está resgatando, documentando e catalogando a história dos moradores do Distrito de Melancias, na zona rural de Apodi. Denominado de “Memória da Gente”, a ideia está sendo desenvolvido por estudantes locais e tem como objetivo preservar o patrimônio histórico do município.

O trabalho minucioso teve início há algum tempo atrás, quando estudantes do 7º e 9º da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira começaram a “caçada” por depoimentos, objetos, documentos e imagens que remontam o passado e resgatam as tradições e costumes culturais de um povo.

(Foto: Cedida pela Escola)
Para chegar às residências mais distantes e de difícil acesso, o grupo está usando uma carroça decorada como veículo de transporte. A ideia deu tão certo que, além de transportar os estudantes, a carroça também está servindo como instrumento de aproximação e vínculo com os idosos que, ao ver o veículo, acabam relembrando o seu passado e contribuindo para o projeto.

Todo o material coletado está sendo usado para montar um museu fotográfico itinerante e outro virtual, que pode ser visitado por turistas e moradores locais. Os estudantes também querem que o projeto torne-se patrimônio histórico do município.


type='text/javascript'/>